2021: as tendências do marketing digital

Afinal, o que mudou e o que ainda vai mudar? O cenário é de novas oportunidades e tendências de marketing digital para 2021. As notícias são boas!

2020 chegou ao fim e a expectativa é que 2021 seja um ano repleto de mudanças.

O Novo Normal provocou a aceleração dos avanços tecnológicos e há quem diga que o mundo nunca mais será o mesmo depois da pandemia.

Afinal, o que mudou e o que ainda vai mudar? O cenário é de novas oportunidades e tendências de marketing digital para 2021. As notícias são boas!

É sobre isso que vamos falar nessa matéria, acompanhe!

Antes de mais nada, o que aconteceu com o mercado em 2020?

Com a Pandemia, muita gente teve a sua primeira experiência de compra online, sobretudo de cursos e consultorias.

A venda desses produtos aumentou. Se, antes as pessoas tinham receio de investir nesse tipo de serviço, durante a pandemia a confiança cresceu e deu ainda mais abertura para modelos de negócios totalmente digitais.

Apesar de não ter sido um ano fácil, muitos negócios e profissionais viram o interesse por seus serviços aumentar.

Parece contraditório para você? Na verdade, não é. Isso só mostra que vender online é fundamental e as pessoas não deixam de comprar ou investir, apenas mudam a maneira.

Ficou interessado em saber mais? A seguir, você vai conhecer as principais tendências de marketing digital para 2021:

SEO - Search Engine Optimization: entenda a importância de aplicar a técnica

Se você ainda não está familiarizado com essa palavra, a hora de aprender é agora!

Em 2021, investir em um bom SEO será fundamental para o crescimento do seu site.

Afinal, ter um lugar de destaque na internet é cada vez mais disputado.

SEO é a otimização dos motores de busca. São técnicas aplicadas ao conteúdo do site para facilitar o posicionamento.

Além disso, é preciso ter um conteúdo bem feito, original e com relevância, que responda às dúvidas e resolva os problemas da sua audiência.

Com isso, os algoritmos entendem melhor o seu produto e garantem um posicionamento mais perto do topo.

Porém não acaba por aí. Pense em quantos sites são publicados diariamente na internet e como isso aumenta a concorrência!

Por isso é tão importante aplicar as técnicas de SEO ao seu conteúdo, portanto essa é uma das principais tendências de marketing digital para 2021.

Google Meu Negócio: obtenha os melhores resultados na busca e no mapa

Essa é uma ferramenta gratuita do Google com grande potencial de crescimento. Ela permite o gerenciamento de ações do seu negócio, tanto na busca quanto no Google Maps.

Além disso, também oferece dados de análise que indicam quem está procurando pelos seus serviços.

A ideia é que esse serviço do Google ajude a guiar o cliente a chegar até os seus serviços.

Por certo, se você já tem um negócio e ainda não se cadastrou na ferramenta faça isso agora mesmo.

Whatsapp: cada vez mais Business

Não é de hoje que a ferramenta vem inovando e deixou de ser utilizada somente para troca de mensagens entre amigos e familiares.

Desde que foi comprado pelo Facebook, há 6 anos, ele vem ganhando novas funções e investimentos voltados para a versão Business.

O surgimento do Pix já dá a possibilidade de realizar pagamentos para a compra de serviços em questão de segundos.

A plataforma está lançando o catálogo de produtos. Em breve, um “Botão de compras” poderá substituir o ícone de chamadas de voz em perfis profissionais.

Além disso, será possível ter acesso ao catálogo de produtos das empresas que utilizam o serviço. Uma grande promessa entre as tendências de marketing digital para 2021.

Chatbot

Você ouviu falar no assunto? O chatbot é uma maneira de simular uma conversa real entre uma pessoa e um robô.

Ele é programado para automatizar as dúvidas frequentes por meio de uma conversação.

Mas calma! O chatbot só otimiza as tarefas repetitivas e responde as dúvidas mais comuns para que o atendimento da sua empresa possa focar em outros serviços mais essenciais.

Vendas por redes sociais

Você já reparou que as redes sociais estão cada vez mais integradas ao e-commerce?

Apesar de ser fundamental ter um site, muita gente quer conhecer os produtos e valores sem a necessidade de ser direcionado para outra página ou ter que ver uma série de posts até encontrar o que procura.

Você concorda? Pensando nisso, o Instagram Shopping vai oferecer uma grande aposta para 2021.

Por meio da plataforma, empresas e influenciadores poderão divulgar e vender os seus serviços de uma maneira muito mais rápida.

Inteligência Artificial

Filmes como HER se popularizaram no imaginário das pessoas. Foi lançado, em 2013, e, naquela época, parecia muito distante da realidade ter um serviço como aquele disponível no dia a dia, não é mesmo?

Bem, isso tem mudado, já que grandes empresas como o Bradesco, por meio da assistente virtual Bia estão investindo nesse serviço.

TikTok

Não é de hoje que se fala sobre a possível extinção do Facebook, o que será algo natural, uma vez que as redes sociais acompanham a evolução do tempo e da tecnologia.

Com a possibilidade de criar e editar vídeos curtos, divertidos ou que ensinam algo novo em apenas alguns cliques, o TikTok é outra grande promessa entre as tendências de marketing digital de 2021.

A plataforma começou a se popularizar na Europa por dois motivos: o primeiro são os grandes investimentos que a companhia está fazendo em sua expansão, contratando profissionais e buscando melhorias.

O segundo é que com a quarentena, sobretudo na Europa, muita gente decidiu dar uma chance para os vídeos do Tiktok.

O que podemos concluir sobre as tendências de Marketing Digital?

Apesar de ter sido um ano difícil, há muita novidade boa vindo por aí. Com certeza, foi dado um salto no tempo e a partir de agora muita coisa vai mudar. A grande aposta é para o TikTok.

Afinal, durante a quarentena, quem não arriscou uma nova receita ou uma coreografia de uma dança? Algo novo você fez ou quis testar e o TikTok está de olho nisso!

Isso indica o crescimento da plataforma e não deve demorar muito para grandes empresas passarem a utilizá-la. O Magazine Luiza já começou.

E você, em qual desses serviços você aposta que vai bombar entre as tendências de marketing digital de 2021? Deixe o seu comentário e conte qual deles é chama mais a sua atenção e até o próximo assunto!

Comentários

Artigos relacionados

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar e descobrir como destacar sua empresa no mundo digital.

Rafael Neves

Rafael Neves

Diretor

WhatsApp WhatsApp