Processos da gestão de startups que você precisa conhecer

A gestão de startups deve ser realizada através de um conjunto de ações que ajudem a administrar uma empresa e todos os seus setores. Essa ação é a mesma que acontece em grandes companhias, mas adaptadas ao crescimento contínuo e disruptivo das startups.

As startups são modelos de negócios que nascem de uma ideia inovadora, baseados na escalabilidade. Atualmente, existem empresas baseadas nesse modelo de negócio que valem bilhões de dólares, como banco digitais, canais de streaming e aplicativos de música.

Entre as principais características de uma startup, podemos destacar:

  • Inovação;
  • Custo baixo;
  • Escalabilidade;
  • Menos burocracia.

Entretanto, mesmo trabalhando em prol de uma gestão capaz de administrar todos os setores, muitas startups não conseguem atingir o sucesso esperado, isso devido a forma como o gestor conduz os negócios. 

Para entender melhor como realizar um desenvolvimento e gestão de startups eficiente e assertiva, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Confira.

A importância da gestão empresarial nas startups

As estratégias de gestão são fundamentais para que uma startup tenha sucesso.  Isso porque esse processo impacta diretamente no crescimento desse modelo de administração de negócios.

A gestão está diretamente ligada a todas as áreas que existem dentro de uma empresa.  O setor de recursos humanos, por exemplo, é o responsável pelo curso de gestão de pessoas, de benefícios e do engajamento das equipes.

Já a área de operações, é a responsável pela otimização da gestão e a análise e melhoria da produtividade. Na área da estratégia, o objetivo é ter uma visão ampla de negócios, de modo que sirva de base para todas as outras áreas da startup.

O marketing, por outro lado, é o setor que deve se comunicar com todos os outros, entendendo o que o mercado necessita, gerindo a segmentação e o posicionamento da marca. Já o comercial, é responsável por criar e vender uma conexão com o cliente.

Por fim, a gestao financeira startup é de extrema importância para manter a tomada de decisão da empresa e a sustentabilidade, isso através de análises e demonstrações financeiras dos gastos e lucros.

No geral, a gestão é parte fundamental das estratégias de uma startup, pois sem ela não seria possível fazer com que todos os departamentos trabalhassem de forma conjunta e harmônica para atingir o sucesso dos negócios.

A seguir, listamos 10 processos para te ajudar a realizar uma gestão eficiente da sua startup.

10 processos para uma gestão de startup de sucesso

As startups são empresas criadas em uma cultura e gestão de agilidade, por isso é importante contribuir para esse comportamento e realizar uma administração ágil, eficiente e assertiva em todos os setores, principalmente em gestão comercial e marketing ead.

Basicamente, uma condução eficiente é uma forma de realizar processos de maneira estratégica em um curto prazo, coletando dados relevantes que ajudem nos resultados, além de buscar melhorias até encontrar a melhor versão.

Logo abaixo, confira 10 processos para te auxiliar a realizar uma gestão de sucesso:

1. Crie um bom plano de negócios

Para uma administração de startups eficiente, o primeiro passo é estruturar um plano de negócios bem detalhado. Esse documento irá definir os planejamentos de negócio, além das projeções de gastos, faturamentos e lucros, metas e mais uma série de outros pontos.

Para realizar esse plano, é possível utilizar ferramentas de gestão, além de fazer um curso gestão de startups para adquirir o máximo de conhecimento possível antes de iniciar o planejamento e a análise de negócios.

2. Tenha uma equipe organizada

Manter os colaboradores de uma equipe engajados e organizados é essencial para ter uma gestão de startups de sucesso. Para isso, conhecer muito bem todos os profissionais e ter uma boa gestão de recursos humanos ead é muito importante.

Tendo esse aprendizado como base, é possível alocar cada colaborador em setores de acordo com as suas habilidades. Outro ponto importante é se certificar de que todos estejam cientes das metas individuais e também da empresa.

3. Estruture bem todos os processos

Quando uma startup não tem os processos bem definidos, é quase impossível realizar uma gestão de qualidade. Para que isso ocorra, é preciso que todos os processos estejam bem estruturados e claros para todos na equipe.

Com isso, será mais fácil garantir processos mais fluidos e ágeis para os fluxos de trabalho. O ideal é realizar um mapeamento detalhado de todos os métodos, como se fosse um fluxograma que deverá ser compartilhado com toda a empresa.

Além disso, também é fundamental armazenar esse documento. Através disso, o mapeamento poderá ser utilizado para treinar novos colaboradores e para ser consultado sempre que alguém tiver alguma dúvida.

4. Mantenha as contas em dia

A gestão financeira de startups é muito importante, e por isso deve ser realizada com cuidado e precisão. O monitoramento dos indicadores financeiros devem estar sempre regulares, mostrando o nível de endividamento e do retorno sobre o investimento.

Uma gestão financeira de startup ineficiente é o que costuma levar um negócio à falência. Por isso, identifique e corrija os gargalos, evitando desperdícios e estabelecendo prioridades no momento de alocar os recursos financeiros.

5. Tenha uma comunicação transparente

Uma comunicação transparente e eficiente é a palavra-chave para uma gestão de qualidade. Quanto mais transparente for a comunicação da startup sobre as metas, processos, tarefas e expectativas, melhores serão os resultados.

Aliás, se comunicar com transparência incentiva e engaja o trabalho de todos os colaboradores de todas as equipes, com um trabalho colaborativo e evitando falhas de execução e retrabalhos, até mesmo em um curso gestão de pessoas ead.

6. Utilize ferramentas de gestão tecnológicas

Com o advento da transformação digital, o uso da tecnologia se tornou algo comum, principalmente para as organizações. Atualmente, existem diversas ferramentas com grande potencial de se tornarem grandes aliadas na gestão de sucesso da startup.

O Trello, por exemplo, é uma ótima ferramenta para gerenciar equipes e projetos, já o CRM (Customer Relationship Management), é um ótimo aliado para as estratégias de relacionamento com os clientes.

7. Construa uma cultura de inovação e feedbacks

Para construir uma cultura organizacional horizontal, é necessário inovação e feedbacks para conquistar uma gestão de startup assertiva e eficiente. A integração desses processos contribuem diretamente para o seu crescimento exponencial.

Sendo assim, incentive a horizontalidade para que todo o time compartilhe ideias e ajude o negócio a crescer. Além disso, inclua a inovação e a experimentação na rotina de trabalho, demonstrando como é possível trazer bons resultados.

Outro fator primordial é a troca de feedbacks, onde você deve promover retornos periódicos sobre o crescimento dos colaboradores, contribuindo para o crescimento profissional dele e para a melhoria dos processos.

8. Aposte na análise de dados

Ainda que a gente viva em uma era onde o compartilhamento de dados é constante, muitas empresas não sabem o valor dessa ação para a tomada de decisões ou para realizar análises de qualidade e satisfação do cliente.

Contudo, é preciso que a gestão valorize e invista no gerenciamento e análise de dados. De forma geral, essa é uma das grande vantagens que as startups possuem como diferencial no mercado, se destacando das concorrentes.

Desse modo, procure conscientizar a sua equipe desde o início sobre a importância de analisar os dados. Construindo uma cultura data-driven, é possível contratar profissionais experientes para estruturar o setor de data-science.

9. Evite a rotatividade de colaboradores

Nenhuma empresa está imune contra a rotatividade de colaboradores, nem mesmo aquelas que possuem profissionais de RH com graduação em gestão de pessoas. Por isso, é fundamental ter repositório com todas as informações e projetos necessários.

Sendo assim, a estruturação necessária de um estabelecimento é primordial para uma boa base de conhecimento. Informações, experiências, conteúdos e projetos são todas as questões importantes sobre a empresa e que precisam estar à disposição de todos.

Por fim, lembre-se que assim como o crescimento da startup, o crescimento do colaborador também precisa estar de acordo com os seus esforços dentro da empresa, ou ela pode acabar indo embora por não se sentir valorizado.

10. Acredite na geração de resultados

Em toda empresa existem metas que precisam ser alcançadas, sejam elas no futuro ou no presente. Elas são uma das maiores incentivadoras para o crescimento acelerado das startups, e para isso, é necessário uma boa gestão de resultados.

Seja qual for a metodologia utilizada para ajudar as equipes a baterem as metas, é preciso que esteja de acordo com os valores e objetivos da empresa, garantindo transparência em todos os processos.

Usem ferramentas que ofereçam uma visão panorâmica dos resultados a serem atingidos, isso ajudará a criar estratégias mais eficazes para os próximos resultados a serem alcançados. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Comentários

Artigos relacionados

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.