Como o design thinking pode gerar insights para o marketing digital

Com tantas mudanças acontecendo a todo momento e com consumidores mais exigentes, investir no design thinking é uma excelente maneira de se destacar na área de atuação.

A inovação é um diferencial que pode transformar o seu negócio, tornando-o mais interessante perante os concorrentes. Com tantas mudanças acontecendo a todo momento e com consumidores mais exigentes, investir no design thinking é uma excelente maneira de se destacar na área de atuação.

Nos últimos anos, as empresas especializadas em marketing e vendas têm destacado uma tendência de grande relevância nos negócios: a criação de estratégias focadas nos consumidores.

As pessoas estão com demandas cada vez mais sofisticadas, algo que motiva as empresas a direcionar esforços para atender, compreender e encantar o público-alvo com investimentos em produtos e serviços personalizados.

É nesta circunstância que o design thinking tem ganhado espaço, não apenas como uma metodologia no ambiente de trabalho, mas como uma nova cultura organizacional na era moderna.

O método é baseado na inovação e se popularizou entre os empreendedores no ramo de startups.

Inclusive, um ponto interessante deste conceito é que pode ser aplicado em diferentes segmentos, principalmente no Marketing Digital.

O que é design thinking?

Design Thinking é um termo que se refere ao pensamento criativo e crítico, possibilitando organizar ideias que estimulam a tomada de decisões e a busca pelo conhecimento.

Basicamente, trata-se de uma forma de abordagem que não possui fórmula específica para ser implementada, mas cria condições necessárias para a geração dos insights e aplicações deles na prática.

A ideia no design thinking é que os processos sejam executados coletivamente e de modo colaborativo, algo que permite reunir o máximo de perspectivas diferentes que possibilitam variadas aplicações e melhoram/otimizam os processos/resultados.

No universo empresarial o conceito é usado para encontrar soluções para diversos problemas, independentemente do seu nível. 

Outra maneira de utilizar o design thinking é no processo criativo de novas mercadorias e serviços.


Não importa o objetivo ao aplicar a abordagem, é importante lembrar que cada situação é única, ou seja, as empresas podem decidir como conduzir os processos, tomando as melhores decisões e adequando a estratégia àquela situação específica.

Outro detalhe importante são as etapas do design thinking que podem ser seguidas em diversos casos para facilitar a implementação.

Etapas do design thinking

Todo processo que visa resolver um problema ou criar algo novo, por exemplo, precisa iniciar com o entendimento do caso para facilitar o trabalho dos profissionais e trazer soluções mais criativas e efetivas. 

Depois, são iniciadas as análises de possíveis soluções, as melhores definições e aplicações. As etapas básicas do design thinking  são divididas em quatro e consiste em:

1. Imersão

Na primeira etapa é necessário um mergulho nos assuntos da empresa para entender problemas, assim será mais fácil entender a sua origem. Se colocar no lugar do cliente nesta fase, ou seja, promover práticas de entrevistas e pesquisas é fundamental.

Com estas possibilidades os designers podem se aprofundar no caso, conhecendo melhor o perfil do cliente. Os feedbacks permitem criar soluções que atendem as necessidades, por isso o olhar com empatia faz toda a diferença, além de definir bem a etapa imersiva.

2. Ideação

Após concluído o processo de imersão é necessário iniciar a ideação. Considerando que os pontos que precisam de soluções já foram identificados, os profissionais podem iniciar a elaboração de ideias para melhorar o que precisa de mudanças.

Na ideação, o compartilhamento das ideias é algo interessante para o surgimento de soluções interessantes para as empresas. 

Diferentes perspectivas para os produtos e serviços da empresa devem ser trazidos, sempre visando a satisfação dos clientes, possibilitando a obtenção de excelentes resultados.

No design thinking, as reuniões com todos os funcionários de diferentes setores da companhia é uma possibilidade que enriquece o processo de análise.

3. Prototipação

Depois de reunir o maior número de ideias é importante fazer uma separação das que têm maiores chances de sucesso. 

Uma maneira de reduzir os índices de falhas, os profissionais podem investir em protótipos do que foi idealizado, antes de partir para o processo de investimentos em execução.

Empresas em processo de desenvolvimento de novos produtos, por exemplo, podem apostar em testes para verificar o que pode ser melhorado antes de partir para produção final das mercadorias.

Serviços podem ter protótipos, mas diferentes dos que são feitos para os produtos, estes são mais abstratos e com representações gráficas.

Conhecer a melhor versão de um produto ou serviço para atender o cliente é o modo de ter muito sucesso nos negócios.

No marketing digital, os profissionais podem utilizar plataformas Ads para a criação de anúncios que ajudam a aumentar a visibilidade da marca. 

Sendo assim, no processo de prototipagem, entender como funciona o Facebook Ads, por exemplo, é o modo de conseguir desenvolver os melhores anúncios para chamar a atenção do público-alvo.

4. Desenvolvimento

Última etapa do design thinking, o desenvolvimento se resume em tirar tudo do papel e fazer a estratégia, processo ou produto acontecer. 

Nesse sentido, investir em recursos para fazer um grande lançamento dos produtos ou serviços do seu negócio é o modo de conseguir despertar a curiosidade das pessoas.

Nesta fase, o setor de comunicação, marketing e publicidade entram em ação e visam ajudar com estratégias que podem aumentar o destaque da empresa.

Elaborar estratégias para o ambiente digital, por exemplo, o uso de redes sociais e seus recursos são formas de ganhar relevância. O Instagram é uma rede social muito visual, além de ser uma das mais acessadas pelos usuários.

Investir na criação de campanhas no Instagram Ads para serem veiculadas em posts no feed e no stories, são formas de aumentar as chances de ser notado pelos leads (potenciais clientes) da sua empresa e até mesmo nesse processo o design thinking pode ser utilizado.

Afinal, pensar em modos criativos de destacar a comunicação pode ajudar no sucesso do lançamento e até otimizar os investimentos feitos.

Vantagens do design thinking

Um empreendedor que visa o crescimento do seu negócio está sempre de olho no retorno que pode ter sobre os investimentos feitos, já que ninguém quer ter prejuízo. 

Com o design thinking, é possível gastar pouco no processo de implementação e ter excelentes resultados.

Alguns dos pontos positivos do design thinking são:

  • Ajuda a abordar e solucionar problemas complexos;
  • Permite desenvolver diferenciais competitivos para o negócio;
  • Possibilita conquistar os consumidores e o mercado com facilidade;
  • Valoriza as ideias dos colaboradores, melhorando a produtividade;
  • Torna os projetos executáveis com mais rapidez;
  • Estimula a criatividade;
  • Reduz a rotatividade interna;
  • Traz excelente custo-benefício.

Estes são alguns dos benefícios que podem despertar o interesse dos empreendedores a respeito deste conceito e assim os investimentos para aplicá-lo na empresa começam.

Inclusive, é importante ressaltar que a compressão das vantagens do design thinking é tão importante quanto saber como anunciar no Google Ads, visto que ambos visam melhorar o desempenho do negócio e fundamentar seu sucesso.

Design thinking aplicado ao marketing digital

Considerando o consumidor final uma referência nos negócios, o design thinking pode ajudar muito no marketing digital.

O papel do marketing é ajudar no desenvolvimento da identidade do negócio, a imagem da marca e seus valores e causa, e assim convencer o público a respeito do valor dos produtos e serviços da empresa. 

Atualmente, as pessoas estão em busca de alternativas alinhadas às necessidades e estilos de vida, além de contar com um retorno das marcas a respeito destas demandas.

As equipes que trabalham no marketing podem e devem focar nos esforços em melhorar o relacionamento com o público. 

Assim, compreender o comportamento dos consumidores, por exemplo, é um detalhe decisivo para as empresas, já que ajuda no processo de elaboração das estratégias.

Com o uso dos canais digitais, as marcas podem segmentar o público, atendendo a todos com uma comunicação eficiente.

Isto posto, um bom planejamento estratégico e ferramentas que ajudam a definir a linguagem da empresa são modos de conquistar a empatia do público e iniciar uma boa relação.

Com Buyer Persona, personagem que representa a identidade que se deseja aplicar a marca, as empresas podem desenvolver várias ações, definir canais, conteúdos e mercadorias de grande relevância para o público. 

Deste modo, é possível convencer as pessoas do valor da entrega, que é secundário, assim fica mais perceptível por parte dos consumidores, na prática, as soluções que os produtos e serviços oferecem.

Basicamente, o design thinking é um conceito que acompanha o marketing digital. 

Assim, as empresas podem e devem implementar esta abordagem para ter mais vantagem competitiva e gerar inovação, proporcionando mais satisfação para os clientes e aproximação com as marcas.

Benefícios do design thinking no marketing digital

Como pode ser percebido, implementar o design thinking no planejamento de marketing do seu negócio é uma excelente maneira de melhorar a visibilidade da marca, graças aos seguintes benefícios:

  • Potencializa o endomarketing;
  • Permite ações e estratégias mais personalizadas;
  • Implementa um Branding de excelência;
  • Traz experiências positivas;
  • Contribui para produção de conteúdo com relevância;
  • Traz oportunidades de colaborações.

Com muitos ganhos interessantes, aliar o design thinking nas estratégias de marketing digital do seu negócio é o modo de fortalecer a imagem da sua empresa, melhorar as vendas e, consequentemente, os lucros.

Sendo assim, incorporar o design thinking nas atividades diárias do seu negócio é modo de ter mais criatividade, equipes mais motivadas e colaboradores preocupados com todos os processos, visando sempre a satisfação e bem-estar dos clientes.

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