Google meu negócio: Como funciona?

Você sabia que o Google conta com várias ferramentas para que empresas e também negócios locais? O Google Meu Negócio é uma delas.

O que é e como funciona o Google Meu Negócio

Você sabia que o Google conta com várias ferramentas para que empresas e também negócios locais? O Google Meu Negócio é uma delas.

Apesar de ter ganhado ainda mais visibilidade recentemente, ele já existe desde 2014 e é uma das ferramentas de maior potencial para ajudar clientes a encontrarem o que você faz.

Diferentemente do Google Ads, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que aumenta a sua visibilidade online.

Isso porque, de acordo com o próprio Google, os negócios que utilizam o recurso têm até o dobro de chances de obter destaque na busca orgânica.

Para que você entenda mais sobre ele, a seguir, verá um resumo da ferramenta. Assim, você vai entender tudo que necessita saber antes de começar a usar.

O que é o Google Meu Negócio?

É uma ferramenta destinada tanto para empresas como para empreendedores.

Você não precisa ter vários funcionários para começar a utilizar, nem mesmo um endereço fixo, pois o foco é sobretudo os pequenos negócios, que precisam ser vistos e gerar tráfego.

Assim, o intuito da Google Meu Negócio é oferecer ao cliente as principais informações, como endereço, telefone, horários, avaliações, redes sociais e muito mais, de maneira rápida e fácil.

Como ele funciona?

Agora, vamos pensar de maneira prática. Você é dono de um salão de cabeleireiro. Imagine que alguém acabou de se mudar para um novo endereço e precisar cortar o cabelo no local mais próximo.

Pense que a distância será um fator essencial para a tomada de decisão deste cliente, pois ele quer ter mais comodidade.

Será que ao digitar o termo “salão de beleza”, será que você vai aparecer na busca?

Para isso, saiba que utilizar o Google Meu Negócio é fundamental, sobretudo se tratando de empreendimentos locais.

Muitos comércios que já utilizam essa ferramenta estão colhendo bons frutos.

Além disso, grandes empresas também podem se beneficiar do recurso, que não só oferece informações completas para o cliente, como também aumenta a visibilidade do negócio.

Como cadastrar a minha empresa?

Até agora, você já deve ter notado como é fundamental cadastrar o seu negócio ou empresa nesta ferramenta poderosa.

No entanto, muita gente ainda não faz isso por pensar que é muito difícil ou achar que os recursos de marketing não vão gerar resultados para o seu negócio, o que é um grande erro.

Realizar o cadastro é simples e rápido. A ferramenta é bem intuitiva e basta seguir as orientações da tela e preencher com as informações corretas.

Atenção, esse é o passo mais importante: sempre forneça as informações corretas e atualizadas sobre o seu negócio.

Muitos negócios cometem o erro de não disponibilizar as informações adequadamente. 

Ofereça o máximo de informações necessárias para o cliente.

Afinal, não tem nada mais frustrante do que descobrir que os horários de funcionamento estão desatualizados ao ir a um endereço e encontrar o local fechado, não é mesmo?

Siga este tutorial simples:
  1. Na página inicial, clique em “comece agora”. O Google irá solicitar informações como endereço, código postal e categoria. Também irá perguntar se você atende só fisicamente ou online.
  2. Em seguida, confirme as informações e aceite os termos de uso do serviço. Continue.
  3. Insira o seu número de celular e o Google irá mandar uma mensagem para confirmar o acesso. Insira o código de acesso na tela e pronto! Você já pode configurar e utilizar a sua conta.

Faça uma boa apresentação!

De acordo com o Google, as empresas e serviços que contam com boas fotos conquistam até 42% mais clientes e até 35% cliques no site.

Quanto mais completo e atraente estiver o seu perfil, maiores serão as chances de captar o cliente.

Fotos atraentes funcionam muito bem, sobretudo para restaurantes

Portanto, verifique agora mesmo o que os concorrentes estão fazendo e, caso ainda não tenham fotos no Meu Google Negócios, saia na frente investindo nesse recurso.

As fotos são uma ótima maneira de aumentar os resultados.

Além disso, por meio da ferramenta, você também pode responder as principais dúvidas sobre o seu serviço, respondendo os comentários de cada cliente.

Entenda mais sobre o seu cliente

O Google Meu Negócios é baseado em insights que você pode oferecer sobre onde estão os clientes e como, em geral, eles buscam o seu serviço na internet.

Em contrapartida, ele sugere dados sobre a sua presença online. É possível ver, por exemplo, quantas pessoas ligaram para a sua empresa com o auxílio da ferramenta.

Você ainda recebe no seu e-mail um relatório mensal que apresenta os dados relevantes sobre o seu negócio.

Conclusão

O Google Meu Negócio é um ótimo recurso independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa.

A ferramenta ajuda você a ser visto e também oferece dados relevantes ao cliente que precisa dos seus serviços.

Gostou de saber mais sobre o Google Meu Negócios? Deixe os seus comentários abaixo e não se esqueça de enviar a matéria para que mais gente saiba dessas informações!

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Rafael Neves

Rafael Neves

Diretor

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