Links dofollow e nofollow: o que significa cada um deles

Os trabalhos de gerenciamento de marketing são sempre focados na geração de resultados que ajudam nas metas do negócio. Os Links dofollow e nofollow, por exemplo, são muito importantes nas estratégias de conteúdo.

Links dofollow e nofollow: o que significa cada um deles

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas para obter ganhos para os negócios, principalmente no que diz respeito ao alcance e reconhecimento da marca como referência.

Contudo, a técnica não se resume apenas em produzir conteúdos de qualidade, mas também em inserir alguns links dofollow e nofollow, pois estes links têm um papel importante nas estratégias e no funcionamento do seu site.

O que são links dofollow e nofollow?

Antes de entender o que são estes links e suas funções, é necessário conhecer um pouco de link building e como esses conceitos e estratégias se combinam e atuam no SEO (Search Engine Optimization).

Basicamente, o link building consiste na construção de uma rede de links que direcionam o internauta entre as páginas - no site ou em outros blogs) geralmente para otimizar a experiência e complementando o material.

Assim, cada vez que um blog ou site recebe um novo link, pode ter o seu ranqueamento melhorado no Google, visto que isso traz mais valor e pode demonstrar relevância.

Cada conteúdo postado, seja no blog ou site, aumenta as possibilidades da sua marca ser encontrada pelo público e, assim, oportunidades de negócios podem surgir.

A cada link inserido, é possível melhorar o posicionamento nos buscadores e isto permite que o seu site seja encontrado pelas pessoas.

O algoritmo do Google consegue detectar vários links, sejam estes internos ou externos, verificando que - quando uma marca é muito apontada - ela é relevante e deve ser evidenciada aos demais internautas.

Isso se torna um ciclo e, ao serem apontados para os usuários que navegam realmente na página, o buscador conclui que se há várias pessoas acessando o link, é sinal que este endereço tem relevância e merece um bom posicionamento na ferramenta de busca.

Sendo assim, é importante caprichar nos conteúdos e pensar em estratégias que ajudem a aumentar a visibilidade do seu negócio de Adm condominial.

Link dofollow

Os links dofollow são os que permitem que buscadores como o Google, Bing e outros apontem de volta o seu blog ou site.

Sempre que um link dofollow é inserido no site, ele pode apontar de volta para você, algo que fortalece a autoridade do seu blog ou site, mostrando para o buscador que outros sites e blogs estão linkando o seu endereço.

Pense que o seu negócio é especializado em Serviço de monitoramento residencial e posta um link de uma empresa ou profissional autônomo que dá dicas simples de como proteger sua casa, que é dofollow, a página que estiver com o link será considerada para o ranqueamento no buscador.

Com isso, os algoritmos consideram tanto sua página quanto o link para o qual ela direciona para realizar o ranqueamento nos resultados de busca futuramente.

Esse processo é conhecido como linkjuice (parcela de otimização de ranqueamento), e consiste no “espalhamento” da relevância entre as páginas mencionadas, o que é possível por conta do método de metrificação do Google.

Chamado de Pagerank (campanha de votação), o sistema de posicionamento considera diferentes fatores para avaliar os sites e verificar quais são mais relevantes para os internautas, sendo o linkjuice um dos fatores envolvidos, o que também envolve o fato de que as páginas mais visitadas ficam melhor ranqueadas -outra vantagem do link build.

Deste modo, ao colocar links externos na página, é importante verificar se estes são de sites ou blogs com relevância e bem avaliados, pois esta informação faz muita diferença para conquistar visibilidade e também a autoridade do seu site.

Link nofollow

Diferente dos links dofollow, os nofollow podem ser inseridos na página, mas não fornecem um apontamento de volta. 

Basicamente, esses links não ajudam e não são considerados no pagerank, não contribuindo com o posicionamento na SERP (Search Engine Results Page), que consiste na página de resultados de pesquisas nos buscadores.

Os sites que desejam incluir um link nofollow podem fazê-lo por meio de uma tag HTML que ajuda a identificar os links, bem como atua como um “aviso” aos buscadores, que não consideram o site para o ranqueamento de quem o apontou.

Geralmente, esses links consistem em páginas e informações que são importantes para agregar na experiência e educação do internauta, mas que podem prejudicar o ranqueamento do site de origem. 

Além disso, aplicação para redirecionamento a páginas de aterrissagem de vendas são comuns nesse formato, visto que podem ser alteradas/substituídas, não fazendo sentido ser agregada à estratégia de posicionamento, mas sendo crucial para conversões

O uso de ferramentas específicas, como o SEMRush, ajudam as pessoas identificarem os links que são dofollow e nofollow nas páginas, assim é possível verificar quais links podem ser considerados ou não para serem inseridos nos conteúdos.

Por que deixar um link nofollow em blogs e sites?

Após conhecer os dois tipos de links, algumas pessoas podem se perguntar porque algumas empresas e profissionais escolhem ter blogs e sites com links nofollow.

O uso deste tipo de link é benéfico, pois do mesmo modo que links bons fazem apontamentos para tornar o domínio da sua empresa para torná-los melhor, os links considerados “ruins” podem agregar em experiência ao usuário, bem como evitar que a autoridade seja comprometida após alguma ação na página de destina que interfere em seu posicionamento.

A utilização deste link nas estratégias de conteúdo da sua marca pode ter relevância otimizando os resultados da sua Empresa de alpinismo industrial rj

Qual a diferença entre links dofollow e nofollow?

A principal diferença entre um link dofollow e nofollow está na relação construída pelo site que insere este link no conteúdo e o site citado.

Ao inserir um link dofollow, ou seja, um link natural para outro site, os motores de busca entendem que há uma relação de confiança entre o domínio que concedeu o link e o que foi linkado.

O site linkado é visto como uma boa referência e o algoritmo entende que este endereço deve estar bem posicionado nos resultados de busca, além de gerar mais autoridade ao negócio. Neste caso, há uma troca de relevância e, inclusive, de audiência.

Isto posto, uma empresa de Empréstimo inss simulação pode utilizar no blog e site para conseguir fortalecer a companhia no mercado, passando credibilidade aos clientes e novos investidores.

Já os nofollow implicam em um redirecionamento único, que pode ocorrer para uma página fim, e no qual o site que o realizou não deseja “emprestar” a relevância, ou ser impactado pelo posicionamento da outra página.

O que considerar durante o uso de links dofollow e nofollow?

Considerar alguns fatores durante o uso desses links são formas de criar boas estratégias de link building e ter um melhor resultado a longo prazo nas estratégias de marketing.

Para isso, a primeira ação a ser tomada é escolher os sites que você quer que os seus conteúdos sejam citados, bem como as páginas que vale a pena apontar (tanto por relevância como para a experiência dos internautas que seguem a página. 

Ou seja, é preciso avaliar páginas que possam criar uma parceria de linkagem, a mencionando e que também possam citar o seu site como dofollow. 

É importante verificar a relevância, ou seja, se vale a pena relacionar o link dofollow conforme o seu conteúdo ou se este está ali somente pelo fato da linkagem.

Este processo de verificação é fundamental, pois os motores de busca podem considerar o link como um spam. O Google, por exemplo, considera muito mais os conteúdos pensados para os usuários do que os focados exclusivamente para os motores de busca.

Sendo assim, avaliar as informações dos conteúdos e se os nichos de apontamento se relacionam antes de realizar uma troca de links, por exemplo, são formas de ver o que há de relevante e se é estratégico realizar a operação.

Contudo, caso deseje linkar alguma página que não tem tanta relevância, mas oferece alto nível de informação e importância para o internauta, pode-se optar pelo nofollow.

Assim, toda vez que você quiser colocar links que não precisam ser seguidos/apontados de volta, utilize a tag nofollow. Esta atenção é importante em casos de citar links de concorrentes, isto pensando em palavras-chave e também em nicho, de modo a não perder audiência.

Atributos para links nofollow

O link nofollow não é o mais indicado quando o assunto é estratégias de SEO, mas mesmo não sendo o melhor, gera tráfego ao site e pode contribuir bastante para as estratégias de marketing se usado com sabedoria.

O nofollow tem alguns atributos importantes que devem ser considerados no momento de utilizar este tipo de link. São eles o Sponsored e UGC.

Sponsored e UGC

Estes atributos podem ser adicionados ao link nofollow e servem para informar ao Google e outros buscadores para não seguir ou passar autoridade para o link utilizado.

Os blogs e sites podem utilizar estes atributos para especificar melhor se os links utilizados são de qualidade ou não.

O Sponsored é usado para sinalizar ao Google um link pago, por exemplo, um anúncio ou editorial. Já o UGC (User Generated Content) é focado para definir links vindos de comentários ou fóruns.

Com estes atributos, os profissionais de marketing podem classificar os links nofollow de um Projeto para homologação de energia fotovoltaica com eficiência e separar links que podem ser incluídos ou excluídos, conforme uma classificação orgânica e otimizando os resultados obtidos.

Quando utilizar links dofollow?

É fundamental considerar a relevância durante a vinculação dos links, ou seja, o uso de link dofollow é interessante quando você confia muito na integridade da página da web. 

Alguns exemplos de situações em que o link dofollow pode ser usado são:

  • Site relevante para o seu conteúdo ou nicho;
  • Blog ou site legítimo e de confiança;
  • Sites com utilidade para os leitores;
  • Páginas que oferecem informações relevantes.

Ter cuidado com a quantidade de links utilizados é fundamental para não ter exageros. 

Sobre os links nofollow, estes podem ser usados quando há links que você não deseja endossar, conteúdos que não há a possibilidade de ter total controle, em sessão de comentários, entre outras situações.

O processo de avaliação dos links dofollow e nofollow é importante, pois isso gera impactos diretamente no ranqueamento do blog ou site nos buscadores. Assim, para aumentar as vendas de piso epoxi industrial preço m2, os empreendedores podem utilizar no site estes links.

Como obter estes links para o seu site?

Os empreendedores podem ter dúvidas sobre como ter links dofollow e nofollow, principalmente aqueles que desejam iniciar os investimentos em ações de SEO Off Page. 

Quanto maior o número de sites confiáveis indicando o seu conteúdo, maior será a relevância para os motores de busca que irá colocar nas melhores posições a página de Controle de acesso empresa.

O primeiro passo para obter resultados positivos com o uso dos links é criando conteúdos interessantes sobre o assunto do seu negócio.

Quanto mais relevante o conteúdo for para a persona (representação do cliente ideal) mais oportunidades de ter o site bem posicionado nos resultados de busca, tendo outros sites que podem apontar a sua página como uma referência no assunto.

Nesse contexto, os Guest posts, que consistem em criar conteúdos para blogs de terceiros, podem ser uma ótima ideia para ações ativas. 

Em algumas áreas, os empreendedores têm blogs e podem permitir que outras pessoas escrevam neste espaço e, em troca, é possível inserir links que apontem para o site da clínica urologia Brasília.

Desta maneira, saber como utilizar links dofolow e nofollow é uma maneira de saber como lidar com os backlinks negativos e positivos para otimizar com eficiência os resultados do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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