Métricas de vaidade: como tomar os devidos cuidados

O marketing de conteúdo está inserido no mundo digital de tal forma que, quando se trata de Métrica de vaidade relacionado às redes sociais, os números podem apresentar diferenças significativas e que devem ser analisadas a fundo.

O marketing de conteúdo está inserido no mundo digital de tal forma que, quando se trata de Métrica de vaidade relacionado às redes sociais, os números podem apresentar diferenças significativas e que devem ser analisadas a fundo.

Por isso é preciso empregar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, o otimizador de motores de busca bem como análises aprofundadas, a partir da articulação de palavras-chave que possam se ajustar ao planejamento de uma campanha publicitária, mesmo que digital.

Dado o tamanho proporcional e a relevância que as redes sociais apresentam perante a sociedade, há de se saber que os números podem ser levados em consideração, mas é importante não se deixar levar por alguns números que - sem a devida contextualização - podem ser ilusórios.

Assim, com ressalvas e observações que ajudam nas estratégias e no emprego de outras métricas, é possível encontrar ações mais importantes e que apresentam uma realidade mais aproximada do mundo dos negócios.

Foco em métricas da vaidade desvia atenção

Os objetivos de uma empresa visam o atendimento ao público-alvo, a produção de bens de consumo dentro dos padrões aceitáveis e, muito importante, a lucratividade. 

O que as métricas de vaidade proporcionam são “massagem” ao ego e impacto financeiro próximo ao zero, de acordo com a área de atuação. 

Nem por isso elas devem ser ignoradas, mas serem levadas em consideração como realmente são, ou seja, voltadas para a vaidade ou dentro de uma contextualização mais ampla, sendo analisadas junto a outras métricas, como ocorre nos casos de engajamento.

Elas estão associadas, sem sombra de dúvidas, às redes sociais, que apresentam de forma pública dados significativos, como:

  • Compartilhamento de publicações;
  • Curtidas em postagem;
  • Número de seguidores;
  • Visualização de um vídeo.

As empresas devem ocupar todos os espaços disponíveis na internet, seja em formato de site, blog, plataforma de vídeo ou podcast. Porém, as redes sociais são as que mais forjam uma ideia inapropriada que leva às métricas de vaidade.

Na verdade, é preciso levar em consideração dados que realmente importam, como:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de rejeição;
  • Usuários ativos.

Dessa forma, as métricas de vaidade podem ser ignoradas em determinado ponto dentro de um planejamento estratégico do marketing digital, pois eles não refletem a realidade em relação às metas de vendas. 

Os canais utilizados, como as redes sociais, podem servir como vitrine excepcional para os produtos à disposição do mercado consumidor, mas é preciso ir mais a fundo além das métricas de vaidade.

Métricas que fazem a diferença quando acompanhadas

Além das métricas de vaidade, há aquelas que realmente podem impactar nas estratégias de um negócio e, por isso, devem ser acompanhadas de maneira contínua. 

Dessa forma, o projeto do marketing digital pode ser melhor avaliado e ajustado ao longo do tempo. 

A seguir serão apresentadas 5 métricas que podem ser aplicadas no dia a dia de uma empresa. Antes, porém, vale a ressalva que elas podem ser trabalhadas em conjunto, ou de forma individual. 

As características empresariais, do público-alvo, ou o próprio mercado consumidor e o número de concorrentes podem ser fatores que implicam em alterações que podem ser aplicadas conforme a necessidade e a observação perspicaz de cada pessoa responsável.

1. Taxa de engajamento público

De uma forma ou de outra, os números associados às métricas de vaidade estão relacionados à taxa de engajamento público, seja pelas curtidas apresentadas, os comentários dos seguidores ou do compartilhamento em outras páginas, e até mesmo outros aplicativos.

Quando uma empresa quer alcançar o público com marketing de conteúdo sobre cantoneira galvanizada perfurada, esse material pode ser compartilhado em diferentes sites que atendem o setor da construção civil.

Isso pode garantir o engajamento de clientes, com interações específicas sobre a experiência proporcionada pelo uso do bem de consumo, seja ele físico ou digital. 

Logo, é preciso levar em consideração, a todo momento, os números apresentados pelas métricas de vaidade, ainda que trabalhadas em conjunto com outros processos de divulgação.

2. Taxa de rejeição é fundamental

As visitas à primeira página de uma loja virtual devem ser levadas a uma jornada de compra, seguindo o funil de vendas com propósito no marketing de atração. 

A média da taxa de rejeição deve ser baixa, pois a saída da página deve ser levada a pontos específicos, como o link de busca para determinado produto ou serviço.

Caso seja um profissional procurando um curso de MBA consultoria empresarial em uma instituição de ensino, então a jornada de compra deve ser levada em consideração, colocando à disposição, inclusive, uma equipe de vendas para sanar qualquer tipo de dúvida.

Se a taxa de rejeição se apresenta com um número elevado, é preciso identificar o que está errado, e como isso pode ser corrigido de maneira apropriada, garantindo a conversão do lead em cliente.

A terceirização de serviços é um exemplo contumaz do que ocorre quando se trata de B2B (Business To Business). 

Afinal, a contratação de empresas de infraestrutura de TI pode ser alcançada a partir da pesquisa em sites específicos, e a taxa de rejeição deve servir como um ponto de referência para garantir o maior número possível de clientes.

3. Tempo médio por página

À medida que um lead se mantém navegando por um site, é possível identificar o tempo médio despendido por página. 

Assim, é possível descobrir se o período está sendo proveitoso ou há algo que precisa ser melhorado.

Por isso, o marketing de conteúdo é essencial quando se trata de garantir a atração e manter o lead interessado pelos produtos e serviços oferecidos. 

A partir do momento que uma empresa especializada em muro de arrimo apresenta soluções factíveis e eficientes, maior é o atrativo e o interesse pela contratação por parte dos clientes. 

Aqui é possível determinar se a marca é reconhecida como autoridade, o que ajuda até mesmo no ranqueamento das plataformas de busca, dispensando, de alguma forma, qualquer necessidade de preocupação com as métricas de vaidade.

4. Tráfego de site e número de seguidores

Os sites empresariais ou corporativos, e-commerces e lojas virtuais, aplicativos personalizados ou marketplaces, todos podem utilizar a métrica da vaidade para verificar o número de downloads, ou acesso. 

As redes sociais de uma gráfica que produz envelopes personalizados para empresas pode ter um número elevado de seguidores, e isso se reflete em audiência nas publicações e, consequentemente, na procura de clientes para a execução de projetos.

Entretanto, nem sempre significa que um número elevado de um site, ou muitos seguidores nas redes sociais, significa mais clientes e serviços produzidos. 

Há algo que ocorre de maneira recorrente na internet, que se trata da viralização de determinados materiais. Pode ser sem intenção nenhuma, ou provocada de uma maneira sutil. 

Dessa forma, pode ser que a gráfica possa fazer a impressão de catálogos e revistas a partir de uma publicação única, e sua viralização nas redes sociais. 

No entanto, para manter esse número elevado é preciso trabalhar de maneira correta o marketing digital, direcionando esses usuários a se tornarem leads e clientes.

Por isso, as métricas relacionadas ao tráfego do site e/ou baseada em número de seguidores precisam ser avaliadas de maneira precavida, conforme o andamento dos trabalhos e verificando a conversão desses usuários.

5. Visitação a partir publicação

As métricas de vaidade servem para comparação em relação ao número de visitas ao site empresarial ou corporativo.

Sendo assim, é possível que um projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico possa atrair um público-alvo significativo, e isso aumentar a taxa de visitação do site de uma empresa que atua no segmento de segurança do trabalho.

Nesse caso, é possível identificar também a conversão de leads, caso seja acionada uma métrica que inclui o número de visitas em relação à jornada de compra e o funil de vendas proposto pelo inbound marketing.

A prestação de serviço de uma empresa de alpinismo industrial RJ pode aumentar de forma considerável caso seja observado que o número de visitas aumenta conforme as publicações presentes nas redes sociais ou em blogs e sites de parceiros, impactando diretamente nos materiais e calendário de conteúdos.

Conclusão

O investimento em marketing digital está relacionado ao quanto uma empresa decide expandir os negócios, alcançar o maior número de clientes e se firmar como autoridade na área em que atua, não só para o público-alvo, mas também para a concorrência dentro do ambiente digital (pelo menos inicialmente). 

Dessa forma, as métricas de vaidade até podem ser consideradas, desde que sejam acompanhadas de outros parâmetros que ajudam na melhora de atração, conversão, vendas e retenção, como proposto pelo inbound marketing. 

A publicação de conteúdos relevantes em blogs, sites e nas redes sociais podem garantir o tráfego de usuários entre as plataformas, fortalecendo a decisão final de um lead na hora da aquisição de um produto. 

Portanto, de maneira apropriada, é preciso concentrar esforços para garantir a autoridade de uma marca junto ao mercado consumidor, reduzir o custo de aquisição de cliente e incentivar o consumo de forma consciente, mesmo que seja focado em aumentar os leads no princípio.

Por fim, vale ressaltar que esse processo ocorre de forma recorrente, transacional conforme o lançamento de um novo produto ou serviço, ou quando for necessário o reposicionamento de marca junto aos clientes, funcionários e fornecedores. 

A métrica da vaidade está disponível, porém é preciso cuidado e atenção para que não seja a única forma de visualizar o crescimento corporativo, empresarial ou comercial de uma marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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