Social Media: entenda como atrair mais leads

As empresas passaram a ter como objetivo buscar novos leads, os potenciais clientes, por meio de Social Media dentro do planejamento do marketing digital, de modo a garantir e manter o desenvolvimento do negócio.

Social Media: entenda como atrair mais leads

Para isso, é muito importante garantir a presença nas mais diversas plataformas digitais, alcançando o público-alvo de maneira acertada. 

Sendo assim, é preciso maximizar de tal forma as oportunidades que a possibilidade de transformação de visitantes em leads, e daí para clientes, se torna mais fácil.

Entra em cena o profissional que trabalha como social media, que conhece as técnicas e estratégias que podem ser colocadas em prática. 

Afinal, cada empresa apresenta características próprias, que precisam ser levadas ao público correto e com uma linguagem adequada. Isso pode ser feito por diferentes canais de comunicação digital, entre os quais:

  • Blogs empresariais;
  • Lojas virtuais;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

O papel do social media é colocar em prática os métodos que atrairão os leads, revelando aqueles que funcionam de forma mais adequada. 

Tudo isso de acordo com as necessidades e finalidades da marca empresarial, como escolas que realizam curso de socorrista, além dos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor. 

A escolha pela ferramenta ou estratégia mais apropriada determina, de forma segura, aquela que atrai leads de alta qualidade. Sem esquecer que é preciso investimento no marketing digital para tudo funcionar de maneira adequada.

Dessa forma, é preciso conhecer quais são as ferramentas e estratégias disponíveis, e como colocar em prática para que os leads possam demonstrar interesse pela marca, pelos produtos e serviços que podem ser encontrados no mercado.

SEO faz parte do inbound marketing

Todo social media entende que, nos meios digitais, o inbound marketing, ou marketing de atração, é fundamental para despertar o interesse dos potenciais clientes. 

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, é uma maneira segura de atingir o público-alvo, por exemplo, de uma empresa de caldeiraria industrial que trabalha de forma terceirizada.

Isso porque ele envolve palavras-chave e frases específicas que são determinantes para os algoritmos das plataformas digitais.

Com as facilidades implementadas pela tecnologia, quando os leads procuram por serviços, produtos ou informações, essas palavras-chave são utilizadas como iscas e podem resultar na solução para os problemas apresentados.

Considerando que muitas pessoas não passam da primeira página de resultados quando utilizam um mecanismo de pesquisa, é importante aparecer entre os primeiros. Isso atrai tráfego de usuários para páginas de interesse dos leads.

Por isso há alguns passos que o social media deve implementar para que a prática de SEO seja satisfatória, de uma maneira ou de outra. Afinal, as técnicas também podem ser aplicadas nas redes sociais, por meio do uso de hashtags. 

1. Seleção de palavra-chave correta

De acordo com o segmento em que a empresa se encontra, as palavras-chave e frases essenciais mudam, e assim atingem os públicos a qual realmente se destinam.

É possível que o social media faça uma pesquisa de palavras-chave por meio de ferramentas disponíveis na internet. 

A própria empresa de serviço de mandrilhadora pode determinar quais são aquelas que podem ser associadas às soluções de problemas apresentados pelos leads. 

Dentre as técnicas de SEO, o uso de cauda longa, com três ou mais palavras, pode ajudar na otimização do motor de busca. 

Isso significa que é possível inserir, além de adjetivos relacionados às finalidades empresariais, a localização e outras características próprias que podem ser incluídas. 

Já na administração da rede social, é preciso mesclar ambos os tamanhos, tendo em vista que uma palavra curta tem maior volume, chamando atenção de muitos internautas, e as palavras mais curtas segmentam essa audiência conforme o interesse.

2. Processo contínuo de otimização

Além das palavras-chave, é preciso entender que as plataformas digitais de busca sempre mudam a dinâmica quanto aos algoritmos utilizados, valorizando a experiência do usuário. 

Sendo assim, é preciso ter um cuidado geral com os títulos, a meta-descrição que aparece como resultado da busca.

Até mesmo o nome de áudios, vídeos e imagens devem sugerir ligação de SEO com as palavras-chave mais específicas às características da empresa. 

A disposição de links em páginas parceiras, ou mesmo em redes sociais, também deve contar com as palavras-chave. Mesmo que se utilize encurtadores de URL, no escopo geral, os algoritmos detectam como resultado de acordo com a pesquisa realizada.

3. Valorização da experiência do usuário

Diferentes aspectos de um site corporativo, ou uma loja virtual, fornecem uma experiência agradável ao usuário. 

Por isso é preciso manter o máximo de tempo possível, dentro de uma jornada de compra, por exemplo, entendendo que o site está em pleno funcionamento.

Com isso, é possível entender que o lead está interessado sobre o que a empresa tem a oferecer, mesmo que seja conhecimento ou aprofundamento sobre um assunto. Ou mesmo a aquisição de um bem de consumo pesquisado nas plataformas de busca.

Investimento em PPC gera leads ao negócio

O investimento em anúncios pagos é uma outra maneira de garantir a atração de leads. O PPC (Pay Per Click), ou pagamento por clique, destaca os links tanto no topo quanto no rodapé dos sites de pesquisa, bem como no feed das redes sociais.

Nesse modelo de negócio o SEO ainda é importante, pois é preciso destacar palavras-chaves e frases específicas para a segmentação de campanhas publicitárias e a consequente exibição dos anúncios de Cabo de aço para lustre em conjunto com os resultados de pesquisa.

As diversas plataformas digitais contam com um custo variado, com valores que mudam conforme o contrato disponível. Portanto, é importante verificar o preço para garantir que sejam atraídos leads de qualidade.

Esses anúncios são eficazes por permitir a segmentação de usuários que pesquisam frases com intenção direta sobre um produto ou serviço. São leads que procuram por empresas que atendem aos desejos e necessidades, próximos à conversão dentro do funil de vendas. 

A importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz que promove a geração de leads para uma empresa. Além disso, oferece a oportunidade de aumentar a visibilidade nos meios digitais.

Muito difundido por meio de blogs, que não deixam de ser uma opção interessante e válida, há outros modelos de conteúdo que podem ser compartilhados, com formatos que variam entre:

  • Artigos e textos;
  • Áudios e podcasts;
  • E-books;
  • Guias online;
  • Infográficos;
  • Tutoriais;
  • Vídeos.

Além de ser útil para os leads, o marketing de conteúdo torna as empresas uma autoridade na área em que atua. 

Para isso, é preciso fornecer informações valiosas, com assuntos aprofundados e relacionados ao que as pessoas procuram. 

Assim, fica mais fácil aumentar a confiança do público sobre os produtos e serviços disponíveis. Isso garante mais visibilidade para o negócio, com imposição da autoridade até mesmo sobre a concorrência. 

Para as redes sociais, é importante considerar os formatos de materiais que apresentam uma melhor resposta entre os internautas, bem como que estão com maior valorização nas plataformas, considerando o objetivo de cada material (por exemplo, o engajamento ou a atração dos internautas).

Planejamento inclui envio de e-mail marketing 

Para ganhar e nutrir os leads, uma das ferramentas mais usuais e eficientes está no envio de e-mail marketing. 

No entanto, é preciso promover uma forma de garantir os dados das pessoas, como o próprio endereço de e-mail. 

Por isso, o desenvolvimento de landing pages atrativas é essencial dentro do marketing digital de uma empresa que oferece serviço de reforma residencial

Nesse ponto, vale reforçar que as listas compradas podem ser um tiro pela culatra, pois muitos endereços podem pertencer a pessoas que não tenham nenhum interesse sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. 

O melhor é utilizar, mesmo em uma escala menor, a princípio, endereços de e-mail de pessoas que dedicaram tempo e disponibilizaram um meio de contato de forma voluntária. 

São esses leads que querem ouvir, ler e assistir o que as empresas têm a dizer, e assim fica mais fácil convertê-los em clientes fidelizados. 

O e-mail marketing pode ter diferentes formatos, que podem ser testados ao longo do tempo. Podem ser incluídas informações sobre novos produtos, links para conteúdos exclusivos, serviços disponíveis e o próprio mercado em que a empresa está inserida. 

Contudo, é preciso ressaltar que essa estratégia, apesar de muito benéfica, não necessariamente deve compor as ações do social media, que deve focar as ações em redes sociais e, em alguns aspectos, em blogs para desenvolver o negócio.

Conecte os leads pelas redes sociais

Desde o surgimento das redes sociais, o ambiente virtual mudou de forma considerável, e para muitas empresas e usuários, para melhor. 

Quem não está inserido, de alguma forma, em qualquer rede social, pode ter suas estratégias de posicionamento e relacionamento prejudicados. 

O que ocorre é que grande parte possui acesso às mais diferentes redes sociais, seja para falar sobre as facilidades de uma Portaria a distância ou para debater sobre os novos filmes que chegaram aos cinemas na semana anterior.

Dessa maneira, as empresas e os profissionais responsáveis pelo setor de marketing digital e, consequentemente, social media, precisam aproveitar as várias oportunidades para quem está envolvido no mundo dos negócios e aproveitar dos formatos e abrangência dessas plataformas.

É possível compartilhar informações importantes sobre a empresa para os seguidores, como são denominados aqueles que acompanham, de alguma maneira, as postagens feitas de forma regular. 

Podem ser informações recorrentes, como horário de funcionamento, endereço, novidades que chegam no mercado consumidor, entre outros, como parcerias comerciais entre uma construtora imobiliária e profissionais que fazem Portão de alumínio duas folhas para projetos.

A presença nas redes sociais permite a construção de relacionamentos e a conversão de seguidores em leads, e então para clientes. 

Indo além, esses podem ser divulgadores espontâneos da marca, o que abrange ainda mais o alcance da marca junto aos consumidores.

Conclusão

As estratégias apresentadas seguem um planejamento determinado por profissionais que trabalham como social media. Para isso, é preciso:

  • Compreensão de redes sociais;
  • Criatividade;
  • Habilidade com comunicação;
  • Inteligência estratégica.

Caso uma empresas de consultoria tributária não tenha no quadro de funcionários da oficina um profissional que atenda a esses requisitos, é importante contar com uma assessoria de comunicação.

Assim, é possível atrair o maior número de leads e, consequentemente, garantir um volume de vendas que atendam as expectativas e os objetivos como empreendimento comercial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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