Como é feita a gestão de tráfego?

Entenda quais são os tipos de tráfego para atrair visitantes para o seu site e obter os melhores resultados.

Agência de gestão de tráfego em rio preto

Com certeza, você conhece a versão física do tráfego: as luzes do sinal de trânsito presente nas ruas para guiar os pedestres. Porém, e quanto ao tráfego virtual aplicado ao seu site?

A semelhança entre os dois universos vai além da grafia. Ambos servem para controlar o fluxo de pessoas, mas nesse caso, a navegação dos visitantes da sua página.

Não obter nenhum tráfego significa que você não está gerando leads na internet, ou seja, você não está sendo visto.

É claro que se você tem ou quer ter um negócio na internet, também quer ser visto por futuros clientes em potencial.

Gerar tráfego significa ter leads, criar relacionamentos e poder segmentar a audiência para que, enfim, você possa conhecer e dialogar com os seus públicos em potencial.

Em outras palavras, a gestão de tráfego é o objetivo de todo negócio online. Mas como gerar o tráfego para um site?

Hoje, você vai entender quais são os tipos de tráfego para atrair visitantes para o seu site e obter os melhores resultados. Confira:

O que é tráfego?

O tráfego é a quantidade de pessoas que acessam o site. Quanto mais gente acessa o seu site, maior é o seu tráfego e maiores são as suas chances de ser visto e encontrado na internet.

Gerar tráfego é a função principal de um site. É por causa dele que as empresas criam novas estratégias de marketing, monitoram a concorrência, produzem conteúdo, oferecem condições especiais e disputam pela mesma fatia de bolo: a atenção do usuário.

Como atrair visitantes qualificados?

Você já deve ter entendido a importância de gerar tráfego. No entanto, os números por si só não trarão os resultados que você espera. Lembre-se do famoso ditado: qualidade não é (necessariamente) quantidade.

Não basta se preocupar somente em aparecer na primeira página do Google, é necessário se preocupar também em tornar o seu produto interessante, oferecer condições reais para o seu consumidor e entender qual é melhor maneira de dialogar com ele.

O tráfego qualificado surge a partir de uma boa segmentação. A melhor maneira de atrair visitantes qualificados é utilizando as estratégias de gestão de tráfego que você verá a seguir.

Tipos de tráfego

Tráfego orgânico: Por meio do SEO

Você já ouviu falar em SEO - Search Engine Optimization? Trata-se de um termo que tem ganhado cada vez mais relevância. Ele se refere às boas práticas para gerar conteúdo de acordo com as diretrizes do Google.

Mas o que isso quer dizer? Isso significa que não adianta ter um site. É necessário adicionar valor a ele.

Isso é feito com a ajuda de profissionais, como redatores, e por meio de uma ampla pesquisa de palavras-chave.

Não pense que o trabalho acaba após a publicação de alguns artigos. O SEO é um trabalho contínuo e quanto mais artigos relacionados a sua palavra-chave houver, maior será a relevância e melhor será o posicionamento do site nas pesquisas do Google.

Tráfego pago: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads

Outra forma muito utilizada para gerar tráfego é por meio de plataformas como o Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads.

Você pode definir o seu orçamento e patrocinar o conteúdo ou o produto que você deseja atrair tráfego.

Parece simples, não? No entanto, o tráfego pago nem sempre traz a assertividade que você espera e por isso é tão importante investir no tráfego orgânico, que é muito mais eficaz para gerar leads de qualidade.

Outras maneiras de adicionar tráfego ao seu site

Tráfego de referência por meio de link building

Trata-se de ser indicado por outros sites de relevância por meio de links. O tráfego de referência é muito poderoso.

Por meio dele, o Google entende que o seu site tem valor e, com o tempo, dará a sua página um posicionamento melhor.

Existe também o tráfego social através de links compartilhados nas redes sociais, uma prática que conta para alcançar bons resultados e gerar leads.

Como o próprio sugere, trata-se de uma troca e compartilhamento de links do seu site entre os usuários da rede social. Como estimular isso? Se tornando uma referência em um determinado assunto.

Tráfego de e-mail marketing através de conteúdo enviado por e-mail

É estimulado pelo e-mail marketing que chega até o usuário e sugere que ele clique no link para ser direcionado ao conteúdo do site e assim gerar o tráfego esperado.

É um método muito utilizado e continua oferecendo bons resultados para as taxas de conversão.

O motivo do e-mail marketing funcionar é que, quando o usuário se inscreve para recebê-lo, ele já tem uma familiaridade com o serviço ou está interessado em obter mais informações. Daí, o clique para o site será uma consequência.

Tráfego direto através de visitantes que entram no site digitando na barra de endereços

É possível que os usuários entrem no seu site digitando o nome do seu negócio na barra de endereço, no entanto esse pode ser um caso mais raro de acontecer.

Para isso, é necessário que o usuário já conheça o seu produto e tenha uma intenção clara em mente.

O assunto não para por aí. Você gostou de saber sobre como gerenciar o tráfego do seu site e quer saber mais para atrair clientes em potencial?

Há muitos outros passos e conceitos dentro no marketing digital para conhecer.

Para descobrir mais sobre gestão de tráfego e marketing digital, continue acompanhando os posts da Agência Clara e qualquer dúvida envie uma mensagem.

Comentários

Artigos relacionados

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar e descobrir como destacar sua empresa no mundo digital.

Rafael Neves

Rafael Neves

Diretor

WhatsApp WhatsApp